Caracterização

O Jardim-Escola João de Deus de Viseu, inaugurado em maio de 1943 foi construído no sítio do Fontelo em terreno concedido pela Câmara Municipal. Contribuíram para a sua edificação, o cofre Social com o benemérito Manuel António Dias Ferreira, verba votada em assembleia geral, donativos valiosos obtidos na cidade de Viseu e a comparticipação do estado pelo fundo do Desemprego correspondente a cerca de 30 % do respetivo orçamento. Coube ao falecido e distinto oficial do exército Coronel Armindo Girão o empenhamento e notável dedicação na execução deste legado, do qual foi responsável pela sua iniciativa.

Tal como referido anteriormente o edifício construído no parque do Fontelo, pulmão da cidade de Viseu, constitui um local aprazível, pela presença de árvores de grande porte e de variadas espécies e pela infinidade de modalidades desportivas que se podem praticar.

Ao edifício inicial construído na década de 40, com uma área de 452 m2 foi acrescentado um novo espaço na década de 90 para permitir um melhor funcionamento do primeiro ciclo, até aqui a funcionar num pavilhão pré-fabricado e assim dar resposta às solicitações dos cidadãos de Viseu.

O espaço exterior é grande, com área de jardim, campo de jogos, parque infantil, mesas e bancos de pedra e área ampla para recreio e atividade ao ar livre. A preocupação da Associação dos Jardins-escola João de Deus é equipar os Jardins-Escola com todos os sistemas de segurança e acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência e assim também no Jardim-Escola está concluída a implementação de todo este equipamento.

Todo o mobiliário adquirido teve e tem como prioridade a criança: a sua segurança, ergonomia e bem-estar.

Os materiais didáticos vão sendo adquiridos à medida das necessidades, tendo preocupação em ir renovando os deteriorados e estando sempre a par das novidades.

Nele existem 2 valências, havendo 4 turmas no Pré-Escolar e 4 turmas no 1ºCiclo. O seu regime de funcionamento é normal, decorrendo as atividades da pré-escolar entre as 9.00 e as 12.00, de manhã, e as 14.30 e as 16.30, de tarde. As do 1º ciclo decorrem entre as 9h e as 13h, de manhã, e as 14h30m e as 17h, de tarde.

A abertura faz-se às 7h45m e o encerramento às 19h, diariamente e para todas as valências, para que se possa dar maior apoio às famílias das crianças.

Alguns dados informativos sobre o Jardim-Escola:

Entidade Patronal: Associação de Jardins-Escolas João de Deus
Presidente: António de Deus Ramos Ponces de Carvalho
Tipo de Instituição: Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS)
Código GEPE: 1823454
Contribuinte n.º: 500852006